Fale com a Niprefer
Entre em contato com nossos profissionais e solicite um orçamento.
Rua Alto da Conceição, 358 - São Paulo / SP - vendas@niprefer.com
Os tubos de aço que atendam à norma são indicados para uso em caldeiras e superaquecedores.
Os tubos ASTM A210, norma estabelecida pela American Society for Testing and Materials (Sociedade Americana de Testes e Materiais), organização internacional que atesta a qualidade e a segurança dos perfis tubulares, são tubos sem costura de médio carbono, indicados para uso em caldeiras e superaquecedores.
As peças de aço ASTM A210 possuem entre 0,35% e 0,60% de teor de carbono e entre 0,31% e 1,60% de manganês. São tubos de aço com alta resistência quando normalizados e podem ser aplicados em eixos e elementos estruturais.
Laminação a quente e trefilação a frio são os processos utilizados na obtenção dos tubos de aço médio carbono que atendem à ASTM A210, normalmente fornecidos com as seguintes especificações: diâmetro externo de 12,70 a 127 mm e espessura de 0,9 a 9,1 mm.
A Norma Técnica ASTM A210 é bastante rigorosa e faz referência aos tubos utilizados em caldeiras e superaquecedores. De acordo com a norma, os tubos devem ser fornecidos com tratamento térmico após a última passagem de trefila a uma temperatura acima de 650ºC em forno contínuo e com atmosfera controlada.
Os tubos devem ser submetidos a ensaio hidrostático, sendo mantidos sob pressão de teste por, no mínimo, cinco segundos sem apresentar vazamento. Os testes destrutivos de achatamento, alargamento e acabamento também devem ser aplicados e as pontas dos tubos devem ser cortadas perpendicularmente em serra convencional.
Pequenas porosidades e marcas provenientes do processo de aplicação são permitidas nesse tipo de tubo, mas os perfis devem ser fornecidos oleados.
Entre em contato com nossos profissionais e solicite um orçamento.